Ortodontia

Ortodontia – O que é?

Harmonia, estética e funcionalidade. São as principais funções do tratamento ortodôntico.

Já foi o tempo em que a desculpa usada para evitar os temidos aparelhos fixos era a sua estética. O sorriso, antes metálico, se transformou hoje em sutis quadradinhos, quase imperceptíveis, feitos em porcelana. Esse é um dos muitos avanços trazidos pela ortodontia – especialidade que faz o diagnóstico e a correção da má oclusão dos dentes decorrente do desalinhamento dos mesmos. O posicionamento correto dos dentes melhora a autoestima, a mastigação e facilita a higienização dentária. Ou seja, além de um sorriso mais bonito, você aproveita melhor os alimentos ingeridos e evita cáries e doenças na gengiva. É sinal de beleza, funcionalidade e prevenção.  A ortodontia também auxilia outros tratamentos, como os implantes, ajudando na mecânica de alinhamento de dentes para a instalação dos artificiais e na preparação para cirurgias bucomaxilofaciais.

O tratamento ortodôntico pode ser feito antes mesmo da troca de todos os dentes de leite, como ação preventiva, ou depois do total surgimento dos permanentes, como intervenção corretiva, com aparelhos fixos ou móveis.

Não há limite de idade para a correção!

Muitos dos problemas ortodônticos são decorrentes de hábitos adquiridos quando criança e podem ser evitados ou amenizados. Entre eles estão:

Dormir apoiando o rosto com as mãos ainda na fase de crescimento, o que pode vir a desenvolver “mordida cruzada”.

Respirar pela boca por conta de alergias ou adenoides.  A respiração bucal provoca má formação da harmonia facial, podendo gerar problemas tais como:  palato fundo, face alongada, mordida cruzada, caracterizada também pela presença de  olheiras e dificuldade de fechamento de lábios.

Morder canetas, roer unhas, chupar dedo, a perda precoce de dentes de leite ou o mau posicionamento da língua, além de problemas hereditários, como dentes separados demais ou dentes encavalados.

Por isso, é importante que os pais estejam atentos e é fundamental levar seus filhos ao dentista desde pequenos.

Av. Castelo Branco - 239 - Horto - Ipatinga/MG - Telefone Recepção: (31) 3824-6670 | Telefone Escritório: (31) 3824-2467