Tratamento a Laser

Os lasers  utilizados  em Odontologia são divididos em duas categorias: cirúrgico (alta potência) e terapêutico. Os lasers cirúrgicos, por apresentarem alta potência, são utilizados principalmente para cortes, seja de tecido mole (incisões), ou em tecidos duros (remoção de cárie, corte em ossos). Seu funcionamento está baseado na vaporização tecidual, na qual uma alta quantidade de energia promove a destruição do tecido, com precisão e, consequentemente, o seu efeito desejado, que é o corte do tecido alvo, com as vantagens adicionais de proporcionar a coagulação e a descontaminação. Por outro lado, os lasers terapêuticos ou de baixa potência são utilizados para acelerar os processos reparativos em diferentes especialidades na Odontologia, além de apresentarem ação satisfatória no controle da dor, promovendo efeito analgésico e melhorarem a resposta inflamatória. Por respeitar o limite de sobrevivência da célula, o laser de baixa potência apresenta efeitos diferentes dos lasers cirúrgicos.

A laserterapia tem se mostrado eficaz no tratamento da dor (hipersensibilidade dentinária, dores orofaciais, nevralgias); no tratamento dos distúrbios neurosensoriais (parestesias, paresias etc.); no tratamento da inflamação e na área de reparo ósseo (cirurgias e implantodontia). Também é importante destacar o uso dessa tecnologia no diagnóstico de cárie dentária.

O Laser Terapêutico , ou de baixa intensidade, também tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento de mucosites (afecções bucais decorrentes de uso de quimio e radioterapia), aftas, herpes e quelites angulares, atuando na cura e prevenção de ciclos recorrentes.

Av. Castelo Branco - 239 - Horto - Ipatinga/MG - Telefone Recepção: (31) 3824-6670 | Telefone Escritório: (31) 3824-2467